A adolescência é uma fase onde as pessoas estão tentando encontrar o seu lugar no mundo e descobrir quem realmente são. Neste sentido, a autoestima adolescente desempenha um papel importante, já que os jovens terão que enfrentar muitos desafios.
Por outro lado, embora eles se esforcem para deixar a proteção que os pais oferecem, continuam dependendo deles, que por sua vez vão continuar condicionando a sua visão de mundo e a si mesmos. Assim, colocando-nos na posição dos pais, entendemos o quanto é difícil desempenhar o seu papel na fase da adolescência.
Não podemos esquecer que a autoestima adolescente é a base para o seu futuro como adulto.
A comunicação com os adolescentes deve ser leve e aberta! Seja generoso com os elogios.
É importante que saibam que seus pais acreditam que estão se esforçando e se superando, embora ainda exista um longo caminho pela frente.
Os elogios são importantes para o adolescente! No entanto, deve haver um equilíbrio: não podemos esquecer tudo e só elogiar. Incentive a formação de opiniões próprias.
O pais devem incentivar nos filhos a formação de opiniões próprias, sem impor as suas ou de qualquer outra pessoa, oferecendo-lhes uma visão ampla do mundo e facilitando as experiências que lhes permitam pensar livremente.
Incentive a tomada de decisões.
Os adolescentes devem aprender a tomar as suas próprias decisões, a ser responsáveis por elas e decidir de acordo com os seus valores pessoais. Os pais dos adolescentes devem permitir que os seus filhos decidam por si mesmos, escolham de acordo com os seus gastos e aspirações, desde que não se exponham demais.
Os pais devem ajudar os filhos a traçar um plano coerente para a sua vida, agir de acordo com as suas escolhas e suportar as consequências das suas ações e decisões. Devem oferecer apoio para solucionar os seus problemas, mas sem levá-los pela mão ou fazer o trabalho por ele.

Fonte/ Site: A mente é maravilhosa

Leave Your Reply